Afinal, banha de porco
faz bem ou mal à saúde?
Banha de porco em lata não faz mal à saúde.
Tá fazendo é sucesso na mesa dos cariocas. Quem anda sentindo saudade daquele sabor da comida da vovó, pode comemorar. A banha de porco em lata, 100% natural, sem conservantes está de volta às prateleiras dos mercados do Rio de Janeiro.
O nutrólogo Dayan Siebra e o Dr. Patrick Rocha, presidente do INEODOC (Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas) também defendem e estimulam o consumo da banha de porco na alimentação. Pig Leve é o nome dela, e a diferença é que é a mais natural de todas, tanto que não precisa ir à geladeira depois de aberta. Vem em lata, daquele jeito tradicional.
Pra quem está procurando uma alimentação mais saudável, aí está uma proposta de Cozinha Inteligente.
E o que é isso?
Onde tudo é o mais natural possível, onde a natureza manda e, neste caso, fazendo uma gordura boa, não industrializada. Os brasileiros consumiram 424 mil toneladas de carne suína entre junho de 2017 e julho de 2018. A carne de porco está presente em 75% dos lares brasileiros.
O mito de que faz mal à saúde já foi derrubado amplamente por endocrinologistas, nutricionistas e afins. A banha de porco oferece nutrientes como as vitaminas do complexo B, C e D, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro. Essa gordura perde apenas para o óleo de fígado de bacalhau quando se trata do teor de vitamina D, o que faz dela um excelente auxiliar para a absolvição de Cálcio pelo organismo.
“Desde que consumida de maneira certa e com moderação. Ao contrário do que se imagina, a banha de porco, por não ter sofrido processo de industrialização, não contém um grande número de compostos que são tóxicos à saúde” dr. Barakat – endocrinologista.
Utilizada tanto em receitas de doces quanto de salgados, ela refoga, assa e frita e ainda realça o sabor e crocância dos alimentos, com seu sabor neutro. Segundo a nutricionista Fabiane Alheira, é rica em ácido oleico, que auxilia na diminuição do colesterol ruim:
“O Guia alimentar brasileiro preconiza que usemos menos alimentos industrializados e ultra processados, pois esta mudança já seria um grande passo para a melhoria da saúde e bem estar de uma forma geral. A banha de porco é um alimento mais puro, porque não há qualquer produto químico. Ela serve para assar, refogar, ou fritar qualquer alimento, desde receitas mais simples do dia a dia até receitas mais complexas e inclusive em receitas doces. Também tem menos gordura saturada do que a manteiga e o óleo de coco e resiste a altas temperaturas, sendo mais econômica, porque é necessária uma quantidade menor em relação às outras gorduras. A banha também é rica em ácido oleico, que auxilia na diminuição do colesterol ruim”.
Tem também menos gordura saturada do que a manteiga e o óleo de coco e resiste à altas temperaturas, sendo mais econômica, porque é usada em quantidades menores do que as outras gorduras. Se você está querendo intensificar o sabor e dar mais crocância às delícias que prepara na sua cozinha, confirme e use banha de porco em suas receitas.